Rotações e Translações

Publicado: 23/10/2014 em Crônicas, Stuff

TerraDizem que a Terra leva um ano pra dar uma volta completa em torno do Sol. Na verdade, são 365 dias ou, para ser mais exato, 365 dias e 6 horas. Se você não se lembra daquela longínqua aula de ciências na escola, é por esse motivo que, a cada 4 anos, temos aquela bizarrice conhecida como ano bissexto. Uma razão a mais para os nascidos em 29 de fevereiro se sentirem deprimidos ou, dependendo se o copo está meio vazio ou meio cheio, especiais.

Da mesma forma, dizem que a Terra leva 24 horas pra girar em torno do seu próprio eixo, espaço de tempo este que nos acostumamos a chamar de dia.

Um dia ótimo é apenas uma voltinha que a Terra deu em torno de si. Da mesma maneira, um dia de merda também é apenas uma voltinha do nosso lindo planetinha azul ao seu próprio redor.

Sim, eu sei. As pessoas andam reclamando demais. E entre essas reclamações em excesso, toda vez que o final de um ano se aproxima, algum observador hiperatento e de astúcia inigualável tem a frase na ponta da língua: “O tempo tá passando depressa, não?”

Os mais engraçadinhos certamente dirão que o tempo passou rápido, mas tão rápido, que se este ano fosse o ano passado ainda estaríamos em março.

Depois de fazer essa piadinha super pertinente e com timing competitivo perfeito, posso dizer que no intervalo desses quase 10 meses completos de 2014 caberiam quase 3 anos inteiros de tantos acontecimentos e reviravoltas dignas de um Pulp Fiction. Você, por outro lado, pode achar que tudo o que se viveu entre o décimo dia que se seguiu após o último solstício de verão do hemisfério sul até o momento atual não daria pra cobrir um mísero e recalcado mês.

Me questionei sobre isso agorinha e é um exercício bastante interessante se você também puder fazer o mesmo:
– Quantas coisas podem acontecer em um ano?
– Quantas coisas legais podem acontecer em um mês?
– Quantas coisas malucas podem acontecer em uma semana?
– Quantas coisas importantes podem acontecer em um dia?
– Quantas coisas extraordinárias podem acontecer em uma hora?
– Quantas coisas transformadoras podem acontecer em apenas um segundo?

Para todas as perguntas, a resposta é uma só: coisa pracaralho.

Um ano leva 365 dias e 6 horas para se completar, isso eu sei. O que eu não sei é o que vai acontecer amanhã, daqui uma semana e, muito menos, daqui um, três, sete, vinte e cinco anos. Pois existe um ensinamento que coloca qualquer dogma religioso no chinelo e só os movimentos de rotação e de translação podem nos fornecer.

Não importa como você esteja agora. Se é por cima, por baixo, à esquerda ou à direita, ou até mesmo deslizando através do caminho do meio. O mundo dá – e sempre vai dar – muitas voltas.

Talvez seja essa a única lei verdadeiramente universal. E dessa lei, sobram apenas 3 opções:
1- Vomitar de enjoo até dizer chega;
2- Espernear e gritar pare-o-mundo-que-eu-quero-descer;
3- Curtir o movimento, seguir o fluxo e fazer a coisa acontecer.

Toda vez que penso nisso, digo a mim mesmo que um dia eu chego lá. Será que esse dia então já está começando?

O fato único e imutável é que coisas acontecem e vão seguir acontecendo. A diferença é o significado que você dá e o que tira de aprendizado de cada uma delas.

Por isso nada melhor que aproveitar esse tempo precioso que você tem aqui mesmo nessa Terra que rodopia milhares de vezes enquanto dá algumas dezenas de voltas em torno do Sol para fazer o que realmente gosta, ir atrás do que realmente quer. Independentemente se você tem 19 ou 90 anos, o tempo de agir vai ser sempre o mesmo: agora.

As oportunidades estão à solta para quem quiser enxergar. O mais legal é que isso não depende do seu chefe, do seu vizinho chato, do seu pai, da sua namorada e muito menos de quem vai ser eleito(a) presidente.

A realidade começa sempre do lado de dentro. E o que se enxerga lá fora, filhão, depende apenas dos olhos de quem está vendo.

Douglas Adams que me perdoe a injúria, mas no fim das contas, o sentido da vida, do universo e tudo mais não é 42. A não ser que 42 signifique “faça valer a pena”.

Deixe um comentário